quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Autobahn

Parece que tem gente que acha engraçado ter carros capotando na Lagoa e acidente de proporções como os que já vimos em vários pontos do Rio de Janeiro. A partir de ontem, todos os pardais do Rio de Janeiro deixaram de multar motoristas por excesso de velocidade e por cruzar o sinal vermelho entre as 22h e as 6h. A decisão foi feita com a desculpa de se aumentar a segurança dos motoristas, já que a criminalidade no trânsito é grande nesse horário.

Isso não é apenas um caso de insensatez: é um populismo perigoso, um oba-oba que dá a impressão de que os motoristas da night, muitas vezes já bêbados, podem fazer o que quiserem. Até porque a Lei Seca só pegou durante algum tempo, mas também já afrouxou.

Interromper as multas à noite pode diminuir o problema dos assaltos, mas cria outro, que é o dos acidentes. Não seria mais prudente aumentar os limites de velocidade para alguns trechos, principalmente nas lombadas eletrônicas? Não seria melhor deixar de multar quem atravessasse o sinal vermelho, desde que em baixa velocidade?

4 comentários:

  1. Não acho que seja errado liberar os radares à noite, visto que todos furam sinais depois das 22hs. Não acho correto tomar esta como única medida para coibir assaltos durante a madrugada.
    Será que é realmente necessário deixar os radares ligados e fazer com que as pessoas recorram depois? Só vamos dar mais trabalho a um sistema que já está com sobrecarga.
    Por que não se preocupar com rondas mais extensivas da polícia? Focar áreas notadamente mais perigosas?

    ResponderExcluir
  2. A maioria das pessoas não respeitam os sinais na madrugada, por medida de segurança mesmo. Eu por exemplo, passo em baixissima velocidade, pra não colocar a minha vida em risco e nem de outras pessoas, mas sempre existirao pessoas que vai passar em alta velocidade, independente de estarem ou nao ligados os pardais.
    São os irresponsaveis no transito.
    De todo jeito temos q continuar tomando cuidado ou com os pardais ou com os irresponsaveis.
    Vlw
    Ilma fraga

    ResponderExcluir
  3. O estado protege mais a propriedade do que a vida humana.

    ResponderExcluir
  4. O suposto 'combate à criminalidade' cada dia ganha estratégias mais bizarras e descabidas.
    Para fugir de assltante, tenha sempre a mão (ou pé) um acelerador.
    Entendeu?
    Não é prá entender mesmo.
    Boa sorte prá gente, que não dirige bêbado.(Sorte é a única arma?)

    ResponderExcluir