domingo, 30 de agosto de 2009

Made in China II

Sei que é um assunto batido, mas a cada vez que vejo algo assim, sinto-me no dever de alertar quem eu puder. Ontem, nas Lojas Americanas, deparei-me com um pacote de escova dental chamado Dental Clear numa embalagem bem vagabunda no esquema "leve 3, pague 2". Evidentemente, o produto era fabricado na China.

Não bastasse ser uma escova genérica, parecia ser de péssima qualidade, além de não ser recomendada pela Associação Brasileira de Odontologia. Isso representa um perigo, pois a composição e o grau de rigidez das cerdas pode prejudicar a gengiva e o esmalte dos dentes.

Isso já seria motivo suficiente para não se comprar a escova. Mas, para piorar, algumas embalagens vinham com o produto encardido! Em que condições essas escovas são produzidas e embaladas? Qual é a origem do material usado? Até porque, descobriu-se que muitos elásticos de cabelo fabricados naquele país são produzidos a partir de camisinhas usadas num esforço para aproveitamento total e acabam custando muito barato. Será que são estes que chegam nos camelôs brasileiros?

Bem, resolvi comparar com uma escova muito parecida, a Colgate Extra Clean, que tem o mesmo limpador de línguas e um formato praticamente idêntico. Pela foto, dá para notar que é uma cópia cuspida (com o perdão do trocadilho), a não ser pela disposição das cerdas, que é ligeiramente diferente.

Aliviado por ter um produto de qualidade em casa em vez de um genérico suspeito, qual foi a minha surpresa quando vi a etiqueta: o produto também é produzido na China. E agora?

3 comentários:

  1. Primeiro, a China em si é um país continental. Isto quer dizer que não dá para generalizar nada com relação a produção da China como se houvesse uma uniformidade.
    O fundamental é entender qual é o padrão de qualidade exigido nos produtos. Na maior parte dos casos, a "culpa" é de fato do comprador.
    Muitas vezes os produtos saem inclusive da mesma fábrica.

    ResponderExcluir
  2. Como é que se faz o controle de qualidade de uma escova de dentes? Aliás, como é que se faz o controle de qualidade de um produto. Veja-se o caso dos bebedouros que passaram pelo controle de qualidade da ANVISA e para os quais passam ratos e baratas. Se existisse um controle de qualidade confiável não existiriam "recalls". Os recalls são feitos por causa da gravidade das conseqüênias e porque o consumidor perceberia as falhas.
    Como fazer um recall de escovas de dentes?

    ResponderExcluir
  3. O que hoje não é fabricado na China, com um custo bem inferior.

    ResponderExcluir