Não bastasse ser uma escova genérica, parecia ser de péssima qualidade, além de não ser recomendada pela Associação Brasileira de Odontologia. Isso representa um perigo, pois a composição e o grau de rigidez das cerdas pode prejudicar a gengiva e o esmalte dos dentes.
Isso já seria motivo suficiente para não se comprar a escova. Mas, para piorar, algumas embalagens vinham com o produto encardido! Em que condições essas escovas são produzidas e embaladas? Qual é a origem do material usado? Até porque, descobriu-se que muitos elásticos de cabelo fabricados naquele país são produzidos a partir de camisinhas usadas num esforço para aproveitamento total e acabam custando muito barato. Será que são estes que chegam nos camelôs brasileiros?
Bem, resolvi comparar com uma escova muito parecida, a Colgate Extra Clean, que tem o mesmo limpador de línguas e um formato praticamente idêntico. Pela foto, dá para notar que é uma cópia cuspida (com o perdão do trocadilho), a não ser pela disposição das cerdas, que é ligeiramente diferente.
Aliviado por ter um produto de qualidade em casa em vez de um genérico suspeito, qual foi a minha surpresa quando vi a etiqueta: o produto também é produzido na China. E agora?
Primeiro, a China em si é um país continental. Isto quer dizer que não dá para generalizar nada com relação a produção da China como se houvesse uma uniformidade.
ResponderExcluirO fundamental é entender qual é o padrão de qualidade exigido nos produtos. Na maior parte dos casos, a "culpa" é de fato do comprador.
Muitas vezes os produtos saem inclusive da mesma fábrica.
Como é que se faz o controle de qualidade de uma escova de dentes? Aliás, como é que se faz o controle de qualidade de um produto. Veja-se o caso dos bebedouros que passaram pelo controle de qualidade da ANVISA e para os quais passam ratos e baratas. Se existisse um controle de qualidade confiável não existiriam "recalls". Os recalls são feitos por causa da gravidade das conseqüênias e porque o consumidor perceberia as falhas.
ResponderExcluirComo fazer um recall de escovas de dentes?
O que hoje não é fabricado na China, com um custo bem inferior.
ResponderExcluir