domingo, 25 de julho de 2010

Massa = Barrichello?

Eu não sei porque ainda perco meu tempo assistindo às corridas de Fórmula 1. O hábito, criado tão cedo na minha infância sobreviveu à tragédia da morte do Ayrton Senna e aos dez anos vendo o Schumacher passear nos autódromos sem concorrentes a sua altura.

Na era Schumacher, precisamos ver algumas vezes o Barrichello, duas vezes vice-campeão, ceder a primeira posição para o alemão, que disputava efetivamente o campeonato. Criticamos o piloto brasileiro até cansarmos, o chamamos de frouxo, covarde, escudeiro, medíocre e o que mais pudermos lembrar. Schumi, naturalmente, foi campeão em todas essas oportunidades e, pensando bem, fazia sentido para a Ferrari dar essa ordem.

Mas o que vimos hoje foi diferente. Foi um novo tipo de humilhação em todos os sentidos. Ouvimos com antecedência o boxe da Ferrari dar a ordem para Felipe Massa em mensagem cifrada ("Fernando is faster than you, can you confirm you understood that message? Fernando está mais rapido que você, você pode confirmar que compreendeu esta mensagem?") e apenas aguardamos que o brasileiro entregasse a vitória para o espanhol.

Por que isso é tão mais humilhante? Para começar, porque Massa não é Barrichello. Massa perdeu um campeonato por uma curva, outro por erros da Ferrari e assim por diante. Dos que ainda não venceram e estão em atividade, certamente é o que mais merecia. Segundo porque Alonso tem pouquíssimas chances de vencer este campeonato, que está entre os pilotos da RBR e da McLaren com boa margem de vantagem.

Eu não esperava essa atitude de Massa. Sei que não estamos lá para saber o tipo de pressão que esses pilotos sofrem, não sabemos quanto podem ser manipulados a abrir mão daquilo que mais almejam em prol de sua equipe, de um capricho ou de um patrocinador (não nos esqueçamos de que o banco Santander, principal patrocinador da Ferrari, é espanhol). Como fã do esporte e torcedor, senti-me enganado.

Resta à FIA decidir o que fazer com esse resultado. A Ferrari já foi multada e o resultado está sob júdice. Espero que a Ferrari perca os pontos desta corrida e aprenda a disfarçar um pouco melhor suas falcatruas. Assim não nos sentiremos tão idiotas.

2 comentários:

  1. Hoje não, hoje não...hoje sim, hoje sim, como diria Cléber Machado.

    ResponderExcluir
  2. Tudo tão igual, tudo tão diferente...

    ResponderExcluir