terça-feira, 29 de março de 2011

Por que devolvi meu celular

Ávido por tecnologia, resolvi trocar meu celular Motorola Milestone por um Milestone 2. O novo celular teria um sistema operacional mais avançado, mais rápido e com melhor aproveitamento do espaço por utilizar o cartão de memória para guardar os aplicativos.

Fui à loja e, todo empolgado, gastei meus bônus para conseguir um mísero desconto de 300 reais. O benefício compensaria o custo, além do fato de eu poder vender o celular antigo, que está em perfeito estado. Configurá-lo foi fácil, pois o Google, fabricante do sistema operacional, costuma ter uma boa visão das necessidades do usuário. Mas quando a Motorola entrou na história, começaram os problemas.

Primeiramente, tenho um programa de GPS da Motorola chamado Motonav, que funcionava perfeitamente no Milestone antigo. Tentei, sem sucesso, passá-lo para o novo, mas o SAC da Motorola me avisou que o programa era incompatível. Mentira, pois consegui fazer uma gambiarra para instalar o programa, que eu já havia comprado para o celular antigo.

Problema resolvido, hora de organizar os contatos, que são atualizados diretamente da conta do Google. Mas a Motorola inventou um tal de MotoBlur, que vincula todos os contatos às redes sociais das quais eles participam. Não haveria problema se eu pudesse editá-los, mas ele me obriga a usar, por exemplo, o nome do usuário no orkut. Então aquelas pessoas que gostam de colocar estrelinhas e desenhinhos ao lado do nome ficavam ridículas, como, por exemplo, **--__ Zé __--**.

Para piorar, uma função que havia no antigo sumiu no novo: a opção de esconder os contatos sem números de telefone. Como a lista de contatos é a mesma do meu Gmail, muitos dos contatos têm apenas nome e endereço de email, sendo inúteis para aparecerem quando eu necessito fazer uma ligação. Ao ser atendido, novamente, pelo SAC da Motorola, recebi uma resposta dizendo que, por causa do MotoBlur, eles haviam suprimido a função.


Resumindo: hoje passei de volta na loja e devolvi o aparelho que comprei ontem. Foi rápido e indolor. E, com a experiência de 24 horas que tive com o gadget, dou um conselho: não troque seu Milestone pela versão mais avançada, o Milestone 2. Aguarde até que a Motorola mande a atualização do sistema, pois você tem um dos melhores celulares do mercado em custo-benefício.

2 comentários:

  1. Olá amigo passei pelo mesmo problema que você mas como sou brasileiro tentei até quando consegui um aplicativo gratuito para deletar todos os contatos e assim fiz depois só foi cancelar a sincronia dos contatos do gmail redes sociais até finalmente recebera mensagem não existem contatos ae só foi importar os contatosdo chip e voalá, mais realmente a motorola e adroid vacilou nesse quesito, vlw

    ResponderExcluir
  2. Acabei comprando um Milestone 3, mas sem ativar o Motoblur, o embaralhador de contatos!

    ResponderExcluir