segunda-feira, 17 de junho de 2013

É por 26 bilhões de reais

Quando Arnaldo Jabor desandou a falar as asneiras que disse sobre os protestos, não me decepcionou. Porta-voz dos que pagam seu salário, não tardará a mudar de opinião, agora que a imprensa virou a casaca.

A população não está protestando por 20 centavos de aumento nas passagens de ônibus. Está protestando pelos 26 bilhões que deixaram de ser gastos em transporte, saúde e educação pública para construir e reconstruir estádios que, em qualquer lugar do mundo, teriam um custo bem menor. A corrupção a olhos vistos incomoda e o aumento das passagens foi um pretexto para as pessoas se reunirem por algo bem maior.

E os protestos foram pacíficos, fora um ou outro baderneiro. Mas a polícia nos proporcionou cenas que não víamos há 30 anos, atirando contra seu próprio povo, mirando balas de borracha no rosto das pessoas, disparando gás e spray de pimenta a esmo, prendendo pessoas sem que nenhum crime tivesse sido cometido. 

O protesto é por todos. A classe média, que está nas ruas, não precisa frequentar hospitais públicos ou escolas da prefeitura. Tem dinheiro para andar de ônibus, táxi ou carro. Mas protesta pelos outros, que estão tão acostumados a serem tratados como gado que não entendem que é seu direito estudar numa escola decente, ser bem atendido num hospital e ter o dinheiro de seus impostos bem empregado.

5 comentários:

  1. Parabéns. Vamos protestar também contra os mensalões, contra a corrupção, contra o roubo generalizado nos três poderes, contra os estudantes de araque da UNE, que até agora nada fizeram com o dinheiro "dado" pelo Lula, dinheiro meu, seu, nosso, para reconstruir sua sede, intelectuais da classe média que detestam a ... classe média, a deturpação da verdade histórica brasileira etc.etc.etc.

    ResponderExcluir
  2. tem razão, o bonequinho deles já mudou de opinião, vi um link da CBN onde ele se retrata, vamos esperar p ver se faz em rede nacional, duvido!

    ResponderExcluir
  3. Onde está a democracia do Brasil se seus cidadãos são impedidos de clamarem pelos seus direitos?

    ResponderExcluir
  4. A questão é que nossa dívida subiu para 1 Trilhão e não vemos estradas, saúde, educação, segurança, mas vemos políticos e filhos de políticos semi alfabetizados bilionários.

    ResponderExcluir
  5. Vejo como um primeiro passo para um despertar das pessoas por exigir um mínimo de seriedade e profissionalismo no planejamento público: Decência em transporte público, mobilidade urbana e nacional, estrutura de ensino e saúde de qualidade.

    Creio que atualmente o que mais incomoda a classe média nas cidades grandes brasileiras é a mobilidade urbana que vem piorando a olhos vistos. Despejaram uma quantitade enorme de carros nas ruas sem nenhum planejamento e hoje a classe média não consegue se deslocar, nem dentro das cidades, nem saindo delas.

    De forma similar, a classe trabalhadora tem mais acesso a renda, e consequentemente ocupa mais estradas, rodoviárias e aeroportos, que estão abarrotados, que não dão conta da demanda.

    A falta de planejamento do país fica evidente no dia a dia. O Brasil cresce e não se produz infra estrutura adequada, em nada.

    Quando nos comparamos com qualquer país dito de primeiro mundo, passamos vergonha. Isso ainda não mudou.

    ResponderExcluir