segunda-feira, 12 de maio de 2014

Rica não entendeu direito

Rica Perrone defende a Copa do Mundo. Ele é um blogueiro famoso, não obscuro como eu, ligado ao Globo Esporte e com apoio de Furnas, empresa estatal. Ele não só defende a Copa, mas defende o direito de defendê-la, de curti-la sem vergonha.

Também acho isso. Mas o que Rica não entendeu foi que os protestos não são somente sobre a Copa:

"Deve-se odiar a Copa, a Rede Globo e o que mais as minorias barulhentas determinarem.  Acreditem, senhores! Para estes, não fossem estádios, estariamos cheios de hospitais hoje sem nenhum tipo de problema com corrupção.  Afinal, a culpa é da Copa", diz, ironicamente.

Ninguém disse que se não houvesse Copa, os problemas da saúde e da corrupção no Brasil estariam solucionados. A Copa, com tudo o que foi gasto, esfregou a corrupção na nossa cara mais do que nunca, como já havia dito o deputado Romário. A grande revolta é: se há dinheiro para isso, por que não constroem hospitais, escolas, estradas, ferrovias, não melhoram os salários dos professores, não cobram menos nas passagens, e por aí vai. Se há tanto dinheiro para se fazerem estádios, alguns que se tornarão elefantes brancos, como em Manaus ou Fortaleza, por que a vida do brasileiro não melhora? Por que o serviço público é tão ruim?


Rica, a revolta existe e não é de uma minoria. Basta ler isso, ou isso, ou isso para saber. Basta andar pelas ruas das cidades-sede e ver a diferença entre esta Copa e as anteriores: não há ruas enfeitadas, não há muros ou ruas pintadas, não há bandeirinhas penduradas.

O povo brasileiro merece mais do que estádios e jogos de uma Copa cujos ingressos ele mesmo não tem dinheiro para pagar.

2 comentários:

  1. Estou contigo e não abro!
    Ah!, ia esquecendo: porque a mídia, inclusive a internacional quando critica a nossa organizaão falha não cita que em 1974 na Alemanha (tão certinha e operosa) não conseguiu entregar um dos estádios onde parte dos jogos se realizaria? Que má vontade com os tupiniquins coitadinhos.
    Hélio Vaitsman

    ResponderExcluir
  2. Deixemos para protestar ao final da Copa, principalmente em outubro, nas eleições.
    Agora o protesto só denegrirá mais a imagem do Brasil no Mundo, onde somos reconhecidos pelo futebol, pelas mulheres "devassas", pelo turismo sexual, pela violência sem justiça e, agora, pela corrupção governamental, pelo aparelhamento do Estado brasileiro operadas pelas forças ditas socialistas (PT, PSOL, PC do B, "Garotinho", FARC, Cuba, Irã, Venezuela, Coréia do Norte - todos muito democratas).
    Vamos torcer pela nossa seleção, pois os outros estão fazendo isto pelas suas seleções e gozando com a nosso infortúnio, por termos um iletrado e seu poste no poder a 12 anos no poder, pregando a discórdia social, a corrupção generalizada, a mentira patológica como um fim em si mesmo para manter no poder.
    Outubro daremos a resposta. Não devemos dar a chance que eles querem: melar as eleições próximas.
    Pensem nisto e boa sorte!

    Ricardo Caldeira

    ResponderExcluir