quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Mudando para pior

Há alguns meses o metrô do Rio de Janeiro mudou seu sistema de cobrança e bilhetagem. Anunciado como o mais moderno do mundo, demorou muito além do previsto para começar a operar e até hoje está num sistema híbrido com bilhetes antigos e novos.

Essa transição gerou muito transtorno. Por exemplo: antigamente, os bilhetes para o ônibus-metrô eram válidos em qualquer momento, podendo ser usados para um e outro sem prazo de validade. Agora, a conexão deve ser feita em no máximo duas horas após a compra do bilhete, ou seja, o passageiro não pode comprar vários bilhetes para evitar a fila.

O resultado é o que se vê nessa foto da estação Carioca às 18h30: o metrô deixou de ser uma opção prática para quem quer um transporte rápido e passou a ser útil apenas se for incluído na logística de transporte do passageiro. Portanto, caso esteja perto de um ponto de ônibus e do metrô, prefira o ônibus, a não ser que já tenha o bilhete comprado, que só tem validade de 48 horas, ou o cartão pré-pago.

4 comentários:

  1. Isso aí mestre! Como sempre mandando bem! Concordo em gênero, número e grau!

    ResponderExcluir
  2. Não passam de pontes de safena subterrâneas para as artérias saturadas de colesterol(ruim) rodoviário.

    ResponderExcluir
  3. Concordo! Passei a andar de ônibus há alguns meses e não me arrependo. Mas não fiz isso devido às filas nas bilheterias, uma vez que uso o RioCard, fiz isso devido às plataformas entupidas. O sistema está sempre a um minuto do colapso! Basta uma composição apresentar um atraso de um minuto para que as estações virem um mar de gente. Descobri que o tempo que eu gastava na plataforma tentando entrar em um vagão era o mesmo que eu gasto a mais indo e vindo de ônibus. E ainda tenho uma vantagem, um privilégio para os que moram perto do ponto final: de ônibus eu vou e volto sentado e lendo um livro sem aperto!

    ResponderExcluir
  4. flavio, seu blog está muito bom!
    sobre o sistema viário, metroviáro e afins da cidade, sem comentários. não dou 5 anos pra parar tudo, nó geral.
    bjss e estarei sempre por aqui :)

    ResponderExcluir