sexta-feira, 24 de julho de 2009

Que situação, Lula!

O Presidente da República encontra-se, hoje, numa situação muito delicada e desagradável: a necessidade de apoiar o presidente do Senado para manter o apoio do PMDB.

Lula encotra, talvez, o momento mais crítico de sua segunda administração, passados os escândalos que envolveram seu primeiro mandato. José Sarney, o ex-presidente que entrou para a história como a administração mais catastrófica da Nova República deixando uma inflação anual de quase 1.800% e um déficit crescente, parece ter perdido uma grande oportunidade para limpar, ou pelo menos melhorar, sua imagem perante a memória do Brasil.

Se houvesse extinguido as diretorias como prometera, se houvesse enxugado os gastos do Senado... enfim, se ele não fosse José Sarney. Mas o vício é uma praga e as práticas ilícitas e mesquinhas já estão tão arraigadas no sangue do Barão do Maranhão que ele não sabe ser diferente. Não sabe e não quer.

Enquanto isso, Lula fica se humilhando, dando entrevistas constrangedoras, defendendo bandidos com pesos e medidas diferentes porque teme o PMDB. Sem seu apoio, o governo não aprova nada no Congresso. Sem seu apoio, Dilma perde muita força na corrida presidencial de 2010.

A questão é: será que vale todo esse desgaste? Porque por aqui, nós já estamos cansados.

5 comentários:

  1. Bom desabafo, querido amigo! Ainda que sejam "coisas da política", é difícil assistir a isso tudo e achar bonito...

    Que situação, a do nosso presidente, hein?!!!

    (acompanho sempre seu blog)

    ResponderExcluir
  2. Fala, Armony!
    Acompanho com frequência seu Estado. O texto flui que flui. Crítico. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. A capa da Veja dessa semana tem uma longa maobre as extensões do PMDB e suas consequências na política, como havíamos falado. Não que eu goste da Veja, mas essa matéria veio a tempo...

    ResponderExcluir
  4. A antecipação da candidatura da Dilma aliada ao desgaste com a defesa do Sarney vão dar um gás à oposição quando as campanhas forem pras ruas pra valer.

    Haja teste pro carisma do Luís Inácio...

    Grande blógue, Flávio!

    ResponderExcluir
  5. Muito se passou e quase nada mudou... Lulinha continua lá firme e forte, Sarney não saiu, Senado com cara de acordão e a Dilma só periga por burrada própria. Que situação nos encontramos, hein Armony?

    abs.

    Gustavo

    ps - www.colosseum2008.ning.com . Entre, participe, discuta.

    ResponderExcluir