quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O que fazer com Polanski?

Ele é um dos maiores gênios do cinema de seu tempo, disso não há dúvida. De "Repulsion" até "O Pianista", passando por "O bebê de Rosemary", Roman Polanski coleciona clássicos, ganhou um Oscar e um Globo de Ouro e ainda tem muito trabalho para fazer.

Mas em 1977, dopou e estuprou uma adolescente de 13 anos durante uma sessão de fotos nos Estados Unidos. Ela sequer estava acordada para se defender ou dizer não para o diretor. Trinta e dois anos depois, finalmente conseguiram pegá-lo num país com acordo de extradição.

Estupro, assim como assassinato, é um crime hediondo e, por isso, não prescreve nos EUA. Nem deve. Nós, fãs do cinema, podemos lamentar sua prisão como uma perda para a cultura, mas como seres pensantes, não podemos achar que o caso deva ser simplesmente esquecido.

A própria vítima do estupro já pediu para que a acusação fosse retirada, pois não aguentava mais a exposição, mas a Justiça dos EUA disse que Polanski precisa se entregar e solicitar a anulação do caso.

Não sei dizer o que seria correto nesse caso, mas, mesmo trinta anos depois, um crime dessa natureza não pode ser simplesmente deixado de lado.

6 comentários:

  1. Pensemos assim:

    Se fosse um ferreiro, ou um pedreiro que tivesse cometido o mesmo tipo de crime. Certamente, creio eu, essa polêmica nem seria levantada. O cara iria ver o sol nascer quadrado.
    Portanto, caro amigo, não importa se é Pele, Barack Obama, Hitler, Madonna, todos são iguais perante a lei. E se a lei diz que este tipo de crime não prescreve, cabe a ele se entregar e pagar pelo crime que cometeu.

    ResponderExcluir
  2. Caro Flávio



    Eu concordo que ele deva ser julgado e punido, apesar de ser um artista inigualável. Mas por outro lado se o mundo ocidental trata esses casos como crimes hediondos, fecha os olhos sobre o que se passa nos países islâmicos.



    Os casamentos de adultos com crianças nos países islâmicos e na Índia são aprovada pelos religiosos, pela sociedade islâmica e segundo diz o Khomeini, até pelo Alcorão. Não sei se você conhece as leis religiosas da sharia. Se não conhece, leia abaixo, você vai ficar arrepiado.



    http://en.wikipedia.org/wiki/Human_rights_in_Saudi_Arabia





    Veja também o link abaixo sobre uma notícia de casamentos em massa de adultos com crianças ocorridos recentemente em Gaza. Esse caso não foi suficientemente esclarecido, pois até hoje não foram exibidas as imagens das “noivas verdadeiras”, só das “noivas crianças”



    http://www.deolhonamidia.org.br/Comentarios/mostraComentario.asp?tID=421&from=Mailing

    ResponderExcluir
  3. Não se duvida da genialidade de Polanski. Ele é, sem dúvida, um extraordinário Diretor de Cinema. Gostaríamos até de poder perdoá-lo em troca das gratificações estéticas que nos proporcionou. Mas Lei é Lei – responde a consciência.
    Ainda assim, queremos fazer alguma coisa. Tentemos.
    Polanski devia estar consciente de que induzia uma menina de 13 anos à submissão, que resultou num estupro “consentido”, ajudado por algum euforizante.
    Melhor então, começar pelo outro extremo: o que foi que sua genialidade lhe trouxe?
    Garantiu-lhe tantos êxitos, mas aguçou também sua gula de maneira incontrolável.
    O atiçamento da gula ocorre em todos os campos dos desejos humanos. A gula do poder transforma políticos democratas em aspirantes insaciáveis de mandatos sem fim, como ocorre agora na América do Sul. A gula do prazer gera todos os hedonismos de que se tem notícia nos kama-sutras da vida.
    No caso de Polanski a coisa pode ter sido assim: seus inúmeros êxitos deram “salvo conduto” às suas fantasias eróticas em relação à menina de 13 anos. Contaminados pela gula, seus desejos se transformaram numa imposição da onipotência, tipo: “Yes, I can”!
    O que podemos fazer por Polanski é aprender com ele e ganhar consciência crítica dos caminhos da gula pela nossa mente.

    Para maiores detalhes sobre o tema da gula, ler:

    http://blogandocomfreud.blogspot.com/2009/09/gula-nossa-de-cada-dia.html#links

    ResponderExcluir
  4. Nenhum tipo de realização pessoal dispensa uma pessoa de pagar pelos crimes que cometeu. Ainda mais esse tipo de crime e nesse tipo de circunstância.

    ResponderExcluir
  5. ele tem que ficar na mesma prisão que o clã manson

    ResponderExcluir