segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O porquê do voto obrigatório

Em época de eleições, é comum uma questão voltar à mesa, instigada por uma suposta incapacidade de escolha da população brasileira: o voto obrigatório. O número de países que adotam esta prática não passa de trinta e algumas democracias consolidadas jamais cogitaram esta hipótese. Então por que no Brasil todos em idade eleitoral são, necessariamente, eleitores perante a lei?

="Charge

A primeira questão é cultural: votar não é um direito, é um dever. E não existe a opção para o brasileiro de delegar seu voto como nas assembleias de condomínio. Porque eximir-se de votar é aceitar passivamente a opinião alheia. Mas, e daí? Cada qual é responsável pelas escolhas que faz, certo?

O voto no Brasil deve ser obrigatório, sim, por outros motivos. O ato de votar tem um custo, que pode envolver um dia de trabalho perdido (ou algumas horas), deslocamento, busca de informação sobre candidatos, a obrigação de se ter uma opinião. E esse custo não é igual para todos os eleitores: aqueles que moram em centros urbanos ou muito próximos a sua seção eleitoral; aqueles que são politizados e não precisam de grande esforço para escolher seu candidato; aqueles que não trabalham nos fins de semana e ficam com o domingo livre para gastar meia hora para ir até as urnas – esses estariam sempre se fazendo representar.

Já os demais, que somam grande parte da população brasileira, e que nem sempre têm consciência de que seu voto faz, de fato, diferença, poderiam optar por não votar. Não é que o voto de uma pessoa possa mudar uma eleição, mas indica todo o comportamento de uma classe, significando que, como ele, muitos outros fizeram escolha semelhante.

E, no final, apenas aquela minoria teria voz, defendendo seus interesses (ainda que fossem coletivos) e calando um sem-número de pessoas que estariam cada vez mais longe do processo democrático e menos interessadas nas consequências de suas escolhas políticas.

9 comentários:

  1. Gostei. Nunca tinha pensado deste ponto de vista.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo, amigão.
    Estou com você em todo o raciocínio.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora para que essa merda de votação obrigatória? por mim eu não votava nunca na minha vida mias têm que vir um mane e inventar essa merda!!!

      Excluir
  3. Não obstante o raciocínio ser pertinente, acho que a cidadania também se dá às avessas, quando o indivíduo não deseja participar da gestão democrática do país. O voto é garantido a todos, aqueles que não exercem a prerrogativa estão colocando, conscientemente, suas vidas e destinos nas mãos dos outros. Assim, o fim do voto obrigatório possivelmente tiraria do processo alguns milhões de pessoas - aqueles que não estão interessados, que não se informam, que não possuem competência intelectual ou comprometimento pessoal com os rumos da coletividade. Ainda que possa parecer elitista, vejo isso com bons olhos!

    André Brum

    ResponderExcluir
  4. "Assim, o fim do voto obrigatório possivelmente tiraria do processo alguns milhões de pessoas - aqueles que não estão interessados, que não se informam, que não possuem competência intelectual ou comprometimento pessoal com os rumos da coletividade. Ainda que possa parecer elitista, vejo isso com bons olhos!"

    concordo com o andre pq de que adianta obrigar a votar sem conscientizar? a pessoa acaba votando naquele candidato "simpático" que passou na vizinhança com sua carreata e carros de som, dando 'santinhos' (olha que cara simpatica que ele tem! e esse samba da campanha é ótimo!)

    enfim, seria melhor que só gente capacitada pudesse se eleger, mas como os candidatos são isso aí que a gente vê, talvez os eleitores não devessem ir obrigados

    (não considero elitista, pq n vejo só gente pobre da periferia deixando de ir, mas muito mauricinho que ia preferir ir à praia ou viajar) - ia excluir os alienados em geral

    e, como vc bem ressalvou no texto, o direito estaria aí, para ser usado quando quisessem... até lá, quem preferisse, podia deixar por conta de quem está interessado (não é pq eu n sou miserável, q vou deixar de votar em alguem que defende menor desigualdade social)

    uma prova disso tudo é o fato do psol, por ex, só ter 1% das intenções de voto SEMPRE... será mesmo que o povo tá ouvindo oq os eles defendem?

    descobri seu blog e twitter hoje, através do 'comer no centro' (q eu já conhecia)

    ResponderExcluir
  5. Com certeza...
    se todos vissem da mesma forma que você seria ótimo...bom raciocínio.

    ResponderExcluir
  6. o fato de não querer votar, de delegar sua decisão à outros, é uma decisão como qualquer outra. Não existe justificativa moral para obrigar as pessoas a votar.

    se vc escolher não decidir, vc ainda assim fez uma escolha. O governo devia se contentar com essa escolha.

    ResponderExcluir
  7. Você só falou sandices, ora se aquela maioria não quis votar, é porque não se importa o que aquela minoria faça. E se houver consequências, a maioria que vá votar nas próximas eleições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é sua opinião. O voto, na prática, não é obrigatório, só tem essa aura. Justificar é fácil e a multa é ridícula.

      Excluir