terça-feira, 15 de março de 2011

O consumidor e as redes sociais

Recentemente estive na Campus Party Brasil e segui constatando quanto a internet mudou a vida das pessoas. No que tange ao direito do consumidor, dois casos bem recentes dão o tom do poder que o cidadão comum ganhou. Agora, existe a real possibilidade de se lutar de igual para igual contra grandes empresas, simplesmente porque existe o canal e há pessoas dispostas a disseminar os casos via twitter ou mesmo por email.

No primeiro caso, Oswaldo Borelli levou sua geladeira à porta de casa e fez um vídeo explicando que ficou 90 dias sem geladeira porque a Brastemp não resolvia o defeito de fabricação. A empresa se desculpou publicamente e entregou um produto novo para o cliente. Mas agora pensarei duas vezes antes de comprar algo da marca.

No mais recente, a consumidora Daniely Argenton denunciou o descaso da Renault com seu Mégane comprado zero com defeitos de fabricação. Desde 2007 ela vem tentando consertar seu carro junto à montadora, que sempre o devolve com o mesmo defeito. Daniely entrou na justiça para ser ressarcida e criou um website explicando o caso, mas a Renault tirou o site do ar através da Justiça de Santa Catarina.

Um tiro no pé: a imprensa costuma tomar o lado do consumidor e seu caso ganhou repercussão devido à decisão da Justiça. A Brastemp foi mais inteligente e pediu desculpas.

O importante é que cada vez mais aprendemos a nos defender como consumidores, temos cada vez mais armas e precisamos saber usá-las para que a política das empresas mude e passe a nos respeitar de verdade, não somente em suas belas propagandas na televisão.

4 comentários:

  1. Flavinho, muito boa a matéria! Parabéns!

    Boa reflexão sobre a real possbilidade democrática da internet.

    Saudades da Campus Party, né? Ano que vem, tem mais!

    beijo
    Moniquinha

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  2. Flavio, primeiramente parabéns pela matéria. Eu mesmo tenho meia-dúzia de casos como estes para contar. Recomendo o site www.reclameaqui.com.br. Eu o usei algumas vezes e obtive bons resultados. Nao compro mais nada sem pesquisar sobre a empresa/produto lá.

    Abs,
    Fred.

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  3. Faço coro com o Fred e recomendo também o Procon. Apesar de ser um pouco mais desgastante, nesse canal dificilmente as empresas são omissas.

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  4. Tantos trocadilhos sobre a Brastemp não ser mais uma Brastemp e tão pouco tempo para fazê-los

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