O presidente do Irã alegou perda de apoio interno a sua candidatura para cancelar sua visita à América Latina. Isso porque o Aiatolá andou despejando críticas a Ahmadinejad sobre uma medida que diz respeito ao poder dos religiosos no país que, sinceramente, nem entendi direito como funciona.
O fato é que as pressões contra sua visita ao Brasil eram crescentes. Depois de seu discurso racista na ONU, nossa imprensa não sossegou sobre o assunto e publicou diversos artigos deixando clara a falta de disposição do povo brasileiro para receber o líder iraniano. Até uma passeata foi organizada em Ipanema.
Não dá para saber o que aconteceria caso a visita ocorresse. Provavelmente, desde sua chegada até sua partida, o presidente persa encontraria protestos, faixas e muito barulho contra sua presença. Talvez a reprimenda que levou de Khamenei seja apenas uma desculpa. Caso não seja, sempre resta a esperança dos reformistas vencerem a eleição no Irã.
Musical para dar o Tom
Há 12 horas
o cara mais polêmico do mundo preocupado com protestos Brasileiros. ha fala sério.....
ResponderExcluirSenão ele nem sairia de casa. Ele é mais um ser humano preocupado com o umbigo.
Eu não consigo entender o labirinto da política do Oriente Médio. Não entra na minha cabeça ocidental essa guerra eterna, e menos ainda esse fundamentalismo - odeio a repressão à liberdade feminina, e cada agressão a uma mulher me fere pessoalmente. Mas tenho de concordar que passeata em Ipanema e em SP não faz a menor diferença para um sociopata como o presidente iraniano ou qq radical de qq bandeira, laica ou religiosa.
ResponderExcluirnão vejo nenhum motivo para ele se incomodar tanto com as pressões dos brasileiros ante a sua vinda para cá a ponto de cancelar sua visita. agora, o que pegaria muito mal mesmo seria o presidente lula desfazer o convite. o presidente como sempre deu foi é muita sorte do próprio ahmadinejad cancelar a visita, evitou um desgaste desnecessário.
ResponderExcluirpara que se interessar, este post deste blog tem um breve resumo da configuração política do Irã
ResponderExcluirhttp://pedrodoria.com.br/2009/04/28/minissaias-no-ira-ou-como-se-deu-o-golpe-na-terra-dos-aiatolas/
abraço.
Racista? Quem? Judeus e Iranianos, óbvio.
ResponderExcluir