quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Bingos: legalizando o crime organizado

Mais uma vez a Câmara dos Deputados demonstra estar indo na contramão do bom senso. Sua Comissão de Constituição e Justiça aprovou a legalização dos bingos e dos caça-níqueis sob a alegação de José Genoíno (PT-SP) de que "o jogo é da natureza humana". Pode ser, mas tenho dificuldade em enxergar o bem que uma medida como essa pode fazer pela sociedade.

Não somente porque conheço algumas histórias sobre pessoas que perderam tudo em máquinas de caça-níqueis, que são programadas para não deixar o jogador vencer e não têm como ser fiscalizadas nesse sentido, afinal sempre pode-se alegar que "joga quem quer".

O Ministério Púbilco já havia denunciado a ligação entre o bingo e o crime organizado. Montagem: Flávio S. ArmonyO grande problema é que bingos podem funcionar como grandes lavanderias de dinheiro ilegal, já que não precisam comprovar a fonte de seus ganhos, podendo justificar tudo como apostas de seus clientes. Assim, fica fácil para traficantes e políticos corruptos fazerem uso de seus recursos e provavelmente até pagarão impostos sobre eles.

Mas os governistas só querem saber do imposto que isso vai gerar. Afinal, quando o dinheiro entra, ninguém quer saber de onde ele vem. Resta agora torcer por um pouco de lucidez da Câmara e do Senado na votação do Projeto, o que parece cada vez mais difícil.

2 comentários:

  1. Partindo do pressuposto de que defende-se a legalização do aborto, luta-se para a legalização da droga, do casamento gay no religioso (eu disse no geligioso, no civil eu concordo plenamente), que as religiões são a grande inimiga da sociedade, qunado 90% delas so pregam o bem, que a liberdade de expressão é um direito de todos (infelizmente nao inventaram nada melhor) em que músicas como "quero fuder com mais de dez", "tem que ter uma amante", entre outras... podem ser tocadas a qualquer hora do dia. Prostitutas realizando desfile de moda e fazendo marcas de roupa (e todos acharem o máximo). Estamos buscando um caminho aonde todos possuem o direito de fazer o que quiser. Nada mais juto. O problema é que tuda essa liberdade, de certa orma aprisiona. Porq, quem deseja uma coisa, nao deseja outras. E cabe a todos o exercício da Tolerância. E quem tolera, naturalmente vive em guerra. Enfim... se pararmos para analisar o mundo como está caminhando, todo esse excesso de liberdade, muitas vezes aprisiona e o sentido de valor fica meio à deriva.

    E seuguindo esta maré, caro amigo, é que lhe digo: por mim temos que legalizar o jogo, é um direito de todos aqueles que desejam jogar. Do contrário, que voltemos a velha forma repressora, que em determinados momentos, deixa até uma perigosa saudade.

    ResponderExcluir
  2. "Resta agora torcer por um pouco de lucidez da Câmara e do Senado na votação do Projeto, o que parece cada vez mais difícil."

    Bem, como você disse, é complicado contar com isso...E seria esse o primeiro passo pra um processo mais amplo de legalização do jogo?

    ResponderExcluir