sexta-feira, 22 de outubro de 2010

1989

Lula tem aparelho de som. Collor não. Lula odeia negros e quis abortar sua filha. Collor massacrou Lula no último debate de candidatos à Presidência da República. Dilma mata criancinhas. Dilma é terrorista. Dilma é a favor do aborto.

Qualquer semelhança não é mera coincidência. Ingênuo fui eu por achar que o Brasil havia superado os métodos sujos que a grande imprensa, o grupo apelidado por GAFE (Globo, Abril, Folha e Estado), perceberia que não há mais clima para esse tipo de difamação na democracia que o Brasil conquistou nos últimos vinte anos.

Hoje li um artigo do Mainardi dizendo que Dilma transformará o Brasil numa loja falida de artigos de R$1,99. O Globo, semana passada, mais uma vez, usou dois pesos e duas medidas sobre o casamento homossexual. Quando foi Dilma a declarar, o jornal publicou que ela era contra o casamento gay, mas a favor da união civil de pessoas do mesmo sexo, "que ela diz ser diferente". Quando Serra disse a mesma coisa, o Globo simplesmente explicou a diferença.

A central de boatos, desmentidos com provas, circula na internet. Quem as divulga são os eleitores de Serra – esses, muitas vezes, sem saber que se tratam de mentiras. Esses boatos são gerados por uma direita fascista, velha conhecida do nosso país, que apoiou o golpe militar em todas as suas fases.

E o que dizer do fiasco da bola de papel? Se a atitude dos mata-mosquitos demitidos por Serra quando era ministro foi errada ao tentar agredir o candidato, não há nem questão, é evidente. Mas fazer uma tomografia por causa de uma bola de papel após um telefonema? E a Globo tentando mostrar um rolo de fita adesiva invisível durante sete minutos, com o depoimento de um perito, no mínimo, suspeito? No mesmo dia, usou 18 segundos para falar do recorde de baixa do desemprego no país.

E vem a imprensa, dizer que teme por sua liberdade. A mesma liberdade que elegeu Collor baseada em factóides e que tenta retirar alguns pontos de Dilma na mesma moeda. Sorte que hoje existe a internet e já não é tão fácil inventar histórias. Essa é a verdadeira liberdade de imprensa.

5 comentários:

  1. Essa foi a primeira eleição em que houve uma clara guerra de desinformação via internet.Descoordenada, em várias frentes, muitas vezes mútua, sempre caminhando pra longe da verdade.

    E é interessante ver o confronto de tudo que há de mais moderno em termos de interação com o eleitor sendo usado pra tudo que há de mais retrógrado em termos de táticas eleitorais.

    ResponderExcluir
  2. Olá Flávio
    Fico feliz por ler uma abordagem tão realística da nossa imprensa facista.

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo Flavio,

    Realmente esse nicho da imprensa brasileira é de causar nojo e fico pasmo de ver muitas pessoas adotarem como verdades absolutas as mais perversas mentiras criadas com fundo eleitoreiro.

    Essa da bolinha de papel foi o cúmulo da imbecilidade, uma atitude desesperada de alguém desequilibrado emocionalmente.

    Abraçao

    Leo Morel

    ResponderExcluir
  4. não entendo que com tanta tecnologia e sendo o acesso a ela cada dia mais democrático (não só a so called nova classe média, como também as classes C e D - por meio de lan houses, etc) ainda assim tenhamos tanta gente desinformada

    é algo até engraçado pq muitas pessoas assistem a coisas do naipe "mto alem do cidadao kane" e interpretam da seguinte maneira: a globo manipula, então vou assistir record/sbt (não sei qm é mais 171: os religiosos ou o homem do baú)

    fora que, ironicamente, é quase impossível achar uma versao desse video legendada em portugues... jura q ngm que saiba fazer legendas se deu ao trabalho?

    cara, esse ep da bolinha de papel foi uma das coisas mais nojentas q a globo fez... chamam um perito (como se um maluco contratado por eles fosse ser minimamente imparcial) pra inventar um "evento" SUPER EVIDENTE numa imagem de péssima resolução e cheia de cortes

    então eles congelam essa img e AFIRMAM se tratar disso ou daquilo (quando podia ser simplesmente o cotovelo da pessoa lá atrás, que daquele ângulo parecia estar mais próximo, etc)

    vergonhoso

    ResponderExcluir
  5. Olá Flávio,

    O meu nome é Margarida e sou a Responsável de Comunicação do projeto Paperblog.
    Gostaria de perdir desculpa por deixar um comentário no blog, mas não encontrei outra forma de entrar em contacto. Venho convidá-lo para conhecer o projecto Paperblog: http://pt-br.paperblog.com/ cuja missão é valorizar e dar a conhecer o trabalho dos bloggers.

    Gostariamos que o seu blog fizesse parte deste projecto, uma vez que os seus artigos são muito interessantes e, tenho a certeza, que agradariam aos nossos leitores.


    Com os melhores cumprimentos,

    Margarida
    Responsável de Comunicação
    margarida [at] paperblog.com
    http://pt-br.paperblog.com/

    ResponderExcluir