quinta-feira, 5 de abril de 2012

A solução está na educação

O título deste artigo parece óbvio. E é. Então, o que nos impede de melhorar a Educação no Brasil? A resposta é "nada". Na verdade, a passos de tartaruga, a educação está melhorando, mas não de forma estrutural.

Professores primários são extremamente mal remunerados no Brasil, o que torna lecionar em escolas públicas municipais e estaduais extremamente desinteressante, uma última opção para quem não conseguiu arrumar outro emprego e um trampolim para melhores oportunidades.

Dessa forma, os alunos, cuja estrutura familiar muitas vezes já é prejudicada pela falta de educação e cultura formal, acabam semi-alfabetizados por professores sem o menor estímulo e, muitas vezes, sem o menor preparo para educar. Esse ciclo foi comprometendo gerações e mais gerações até chegarmos no estado atual – precisando importar mão de obra estrangeira para suprir os postos de trabalho especializados. E o Brasil para de crescer porque muitos destes postos ficam ociosos.

A solução para isso é a mais simples possível, tanto que chega a ser óbvia e ridícula: o professor primário deveria ganhar tanto ou mais que o professor universitário, pois assim é sua importância. Um salário inicial de sete ou oito mil reais atrairia profissionais gabaritados e educadores pós-graduados passariam a ter escolas como sua primeira opção. Esse aumento de salário resolveria quase todos os problemas do país, desde a violência até o crescimento econômico, em apenas uma geração, menos de vinte anos.

O Brasil tem dinheiro para isso, pois o Tesouro não para de acumular divisas. Hoje, prefeituras com orçamentos restritos são os maiores responsáveis pelos salários dos professores, mas o que impede o Governo Federal de ajudar sob forma de bônus? O que de fato impede que o Brasil pague a seus professores primários a mesma coisa que ganham os professores de cursos superiores? Sinceramente eu não sei.

3 comentários:

  1. Lamentável!...O retrato do nosso país é o mesmo de anos atrás... Sai governo, entra governo e a situação da nossa educação continua na mesma!
    E o que dizer dos novos projetos criados para suporte em salas de aula, tais como: "Amigos da Escola"?
    Na minha opinião, isso só serve para desqualificar ainda mais a mão de obra do professor.
    Se prestarmos bem atenção, verificaremos que por conta desses tais "amigos",a vaga que deveria ser destinada a um professor auxiliar ficará comprometida. O profissional qualificado, que deveria ser admitido para ocupá-la, em muitos casos, poderá ficar meses ou anos à espera de uma chance para exercer a profissão para a qual se especializou.
    Portanto, não vejo esse tipo de projeto, de mão de obra gratuita, com bons olhos...
    Que me perdoem as pessoas que se oferecem para a prestação desses tais serviços...
    Quando vejo as propagandas ligadas a esse projeto, logo me vem a cabeça o seguinte bordão:
    "Amigo da Escola, inimigo do professor!"

    ResponderExcluir
  2. Acredito que esse problema já existiu na Europa há um ou dois séculos. Na Suissa o porteiro e
    zelador do prédio da Escola ganha pouco menos que o diretor e os professores praticamente o mesmo que o diretor.
    Na verdae o que falha no Brasil é o fato de quem sabe faz. Quem não sabe fazer quer ensinar.
    Quem naõ sabe fazer, nem sabe ensinar, quer mandar.Assim quem manda se acha superior e são carreiristas.

    ResponderExcluir
  3. É de interesse da classe dominante e dos governantes que tenhamos uma população instruída, questionadora e reflexiva? Eu acredito que não, dessa forma sabotam a população através do ensino.

    ResponderExcluir