segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Tudo que a Coca-cola toca vira...

Há tempos ouço falar, de amigos que trabalham com isso, dos problemas que os produtos da a Coca-Cola enfrentam com uma logística ruim de distribuição, especialmente para o interior. Como se não bastasse, vemos em diversos lugares indícios de que a empresa proíbe a venda de produtos de outras marcas em certos bares que só vendem guaraná Kuat (antigamente, a Kaiser, que era de uma engarrafadora da Coca-Cola, também detinha esse privilégio). Até mesmo uma marca poderosa como o McDonald's há alguns anos deixou de vender o guaraná Antarctica para oferecer o similar da concorrência.

Em 2006, a multinacional comprou a fábrica dos sucos Del Valle e, no ano seguinte, assumiu o controle da fábrica do Matte Leão. Hoje, a Coca-Cola domina o mercado nacional de bebidas não alcoólicas com ampla vantagem no segmento de refrigerantes. O monopólio é de tal ordem que já quase não há opções para comprar sucos de frutas em caixa, mates e chás gelados.

Isso seria transparente ao consumidor, não fosse a mania deles de "cocacolizarem" seus produtos, transformando-os numa água com açúcar flavorizada. Não há mais possibilidade de se tomar um produto de qualidade e razoavelmente saudável: ou vem com quase 50% de açúcar, ou vem entupido de aspartame e ciclamato.

Como o Cade aprovou essas aquisições? E o Ministério da Saúde, não tem nada a dizer?

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