sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Obama e a difícil tarefa de agradar o povo

O governo democrata de Obama começou e, como disse Lula, o novo presidente estadunidense tem um "pepinaço" nas mãos. Mas esse pepino, abacaxi ou qualquer fruta ou legume além das abobrinhas que seu colega brasileiro fala, pode estar muito além da questão econômica.

Seu pacote de medidas para a revitalização econômica não conseguiu consenso, mas acabou aprovado no congresso e tem boa chance no senado. A cláusula "Buy American", que define que o ferro e aço utilizados nas construções civis oriundas desse pacote devem ser produzidos nos Estados Unidos, fere os princípios do livre comércio e pode encontrar problemas na Organização Mundial do Comércio. É possível que as retaliações acabem levando prejuízo ao país.

Outro fator: a onda de xenofobia está aumentando ao ponto de um senador sugerir que a Microsoft demita primeiro os trabalhadores estrangeiros dentre os 5 mil que está planejando mandar para casa. Para um presidente que foi eleito prometendo aliviar a barra para os imigrantes, o problema é grande. O provável é que ele adie qualquer decisão a respeito do tema.

3 comentários:

  1. não é novidade que sempre que surgem dificuldades econômicas faz-se necessário proteger os "nacionais" em prejuízo dos "estrangeiros", os "ilegais", e a xenofobia surge com força nessas situações.
    Engraçado é notar que os EUA, um país de estrangeiros, é composto por diversas culturas dispostas em "escaninhos", como bem lembrou um professor: afro-americanos, ítalo-americanos, sino-americanos e por aí vai.
    Me parece que vão pagar a conta os estrangeiros da ocasião, aqueles que não cruzaram o atlântico na maioria das vezes, mas que estão logo ali, bem pertinho da terra onde os fracos não tem vez.
    Lembram do Ligeirinho (Speedy Gonzáles), desenho animado da Warner Brothers? Que animal ele era?
    Andale, Andale... Arriba!!!

    ResponderExcluir
  2. Xenofobia e cláusulas de livre comércio à parte (quanto tempo se passa discutindo nos fóruns internacionais? e qual é o resultado efetivo? o que os africanos ganharam com resultado ao protecionismo americano com relação ao algodão?), o que é a primeira coisa que todo mundo faz? Os dekasseguis estão retornando em massa - e a situação está ruim para os nacionais tb. Faz sentido proteger os "seus". Minha mãe pensaria assim... é instintivo. Se é sábio ou não é outra história.

    ResponderExcluir