terça-feira, 24 de março de 2009

Guerra dos Tabajaras: quem são os responsáveis?

A cena já foi mais comum na cidade, mas não deixa de ser surpreendente. Assim, tão próximo à minha casa, foi a primeira vez que vi. Saindo do metrô da Siqueira Campos pela Figueiredo de Magalhães, vi os carros voltando na contramão da Rua Tonelero para evitar o fogo cruzado que se estabeleceu na esquina com a Rua Santa Clara. Felizmente a polícia agiu de forma exemplar, capturando a maioria dos traficantes, matando outros poucos e sem maiores danos à população civil.

A guerra dos Tabajaras acontece porque traficantes da Rocinha querem tomar o morro que separa Copacabana de Botafogo. E o que nós temos com isso? Bem, o fato é que é a Zona Sul do Rio é o mercado consumidor de drogas e a ladeira dos Tabajaras fica numa situação estratégica de distribuição.

E de quem é a culpa, afinal? É claro que a política de combate às drogas é desastrosa, focando muito mais na parte coercitiva do que educativa. Mas, no final, a responsabilidade é nossa, da classe média que mora nos bairros nobres da cidade, que acha legal dividir um baseado ou oferecer uma carreirinha de pó. Tudo isso para depois sair de camiseta branca na rua ou criticar nossos governantes.

8 comentários:

  1. A CULPA É DE QUEM ESCREVEU ESSE ARTIGO RIDICULO!

    ResponderExcluir
  2. vc acha mesmo que a culpa é do usuário?
    isso não fica meio católico não? se 'pecou' agora expie a culpa?
    é que todo mundo sabe que o dono da boca não é o dono do tráfico.
    que tem outro crime muito mais organizado do que esse de pés de chinelo que saem ao mundo tentando tomar bocas.
    será que a culpa é da classe média por consumir drogas? ou por dar o aval a todo esse sistema falido, que concorda em dar o arrêgo, em fazer de conta que o problema da favela é só do favelado, e que ´pensa que o cara corrupto é só um cara muito esperto com a oportunidade na mão.
    será que a culpa é mesmo do maconheiro?
    eu duvido!

    ResponderExcluir
  3. Soraya,

    em última instância, sim. Se você quer usar maconha, que lute para que as leis mudem. Se quer cheirar cocaína, que recolha as assinaturas necessárias para mandar um projeto para a Câmara. Mas todos nós sabemos para onde o dinheiro vai e não adianta fingir que não temos nenhuma responsabilidade sobre isso. Descumprir a lei só dá força ao tráfico.

    É evidente que o sistema é falido. É falido em qualquer lugar, não é privilégio nosso. A Holanda mudou as leis e isso teve seus pontos positivos e negativos. Os EUA endureceram o combate e não adiantou nada. Aqui temos juízes, delegados e políticos que ganham dinheiro com o tráfico, mas quem morre normalmente mora na favela.

    O dinheiro sai das mãos do consumidor, que sempre tem a opção de não comprar. Quem não liga para isso para poder fumar seu baseado não pode reclamar de bala perdida.

    ResponderExcluir
  4. A culpa é do maconheiro filha da puta sim!!

    ResponderExcluir
  5. me expressei mal então.
    eu não fumo maconha, não gosto. provei, traguei, mas não gostei.
    O que falo é que colocar causa e efeito no tráfico do morro é muito simples. mas a bala não atinge sómaconheiros. então o buraco é mais embaixo.
    enquanto a gente eleger mal, enquanto topar pagar uma reforma de cento e tantos milhões de um palácio, em plena crise, com escolas que nem começaram as aulas por falta de professor e telhado, não dá prá ficar só no efeito das drogas.
    falo de outras drogas que consumimos à força, sem a menor idéia do que fazer prá escapar disso.
    o morro não planta maconha nem fabrica cocaína. todo mundo sabe. então os chefes são outros. e a gente nunca se espanta em saber que os mesmos donos da droga são os do trabalho escravo. mas eles continuam mandando. e ninguém lhes rouba a 'boca', ou a bocada.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Acho que é simplista, como o Secretário Beltrame falou na TV, "desviar" a culpa p/o usuário da droga. É óbvio que se ñ houver demanda, o produto mofa na prateleira. Mas se houvesse uma repressão efetiva, uma política de tolerância zero, um sistema penal tb efetivo, leis rigorosas, se as igrejas não metessem o bedelho no controle da natalidade, se não deixassem as favelas se espalharem para acoitarem os malditos bandidos em suas vielas, e não teríamos a insegurança que temos na cidade hoje, na zona sul ou na zona norte. Tá incomodando porque? Mas na hora em que vc tem um filho, e ele vira adolescente e escapa ao seu controle e se torna um adicto e vc nem sabe porque, e ele é acusado de ser o culpado dessa zona toda e os poderes executivo, legislativo e judiciário e mais os cidadãos votantes se eximem de suas responsabilidades, incomoda porque chegou no seu quintal? Not in my backyard!!! Não é bem assim. Odeio drogas, odeio traficantes, quero-os todos mortos. Mas vamos dividir as responsabilidades? E que "inteligência" é essa, pífia, que deixa as coisas chegarem a esse ponto?

    ResponderExcluir
  8. simples, deixa a policia varrer. se deixar a policia a vontade nao da tempo de criar mais ratos. se der derrame no morro todo dia isso acaba.

    ResponderExcluir