quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Caetano, ¿por qué no te callas?

O crepúsculo de uma carreira é realmente triste. Lá se vão vinte e cinco anos do último disco genial de Caetano Veloso, o "Velô", e uns dez de seu último bom trabalho autoral.

Desde então, o ex-compositor tem feito de tudo para aparecer na mídia da pior maneira possível. Suas declarações não são somente polêmicas, são preconceituosas e, provavelmente, são emitidas com o objetivo de gerar respostas como a que publico neste blog.

Logo depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, Caetano fez questão de declarar que considerava Osama Bin Laden "um homem bonito" sem que ninguém lhe perguntasse sua opinião sobre o físico do terrorista saudita. Essa semana, conseguiu soltar duas pérolas: chamou Woody Allen de "careta" e "reacionário" e Lula de "analfabeto", "cafona" e "grosseiro".

Ninguém é obrigado a gostar de um cineasta, e eu mesmo acho Woddy Allen muito maçante, às vezes, mas não é possível negar sua genialidade. Quanto ao presidente, que mais uma vez é chamado de analfabeto, é preciso explicar para Caetano o significado dessa palavra. Lula teve, sim, uma educação tardia, ainda comete erros de português, mas jamais chegaria aonde chegou – da forma como chegou – se fosse analfabeto ou ignorante.

Criticar o presidente por sua atuação ou por seus atos no exercício do poder é uma coisa. Mas emitir comentários preconceituosos não é somente deselegante. É cafona e grosseiro.

8 comentários:

  1. Ah Caetano !
    Você poderia ficar calado, afinal deveria ao mínimo respeitar o publico analfabeto que gosta de você. Será que seu publico consegue entender o que suas letras dizem entre-linhas ?

    ResponderExcluir
  2. Só para constar (para variar):

    -o Disco Cê dele é excelente. Eu gostei principalmente por ser praticamente guitarra, baixo e batera. O disco é de 2006.

    -Ele falou que o Bin Laden era bonito apenas em resposta as comparações físicas entre ele e o Bin Laden que os jornais fizeram. Então não acho que seria uma menção adequada ao post por completo.

    O resto não preciso comentar. Está mais excelente que o disco dele de 2006.

    ResponderExcluir
  3. E tudo isso pra tentar elogiar a Marina...Graaaaande cabo eleitoral o Caetano...

    ResponderExcluir
  4. É preciso saber envelhecer. É verdade que não há para quem entregar o bastão, nenhum novo grande compositor surgiu. Mas para esse pessoal do meio artístico ficar fora de foco é deprimente, que nem papagaio de pirata. Como cabo eleitoral de Marina da Silva, a que ataca os transgênicos , mas não os venenos que se põe nas plantas que comemos, é mais uma garantia para Dilma ou Ciro.

    ResponderExcluir
  5. Comentários cujo objetivo é gerar polêmica são a especialidade do pensador baiano, que só falta aparecer como protagonista do Gênese "... e então Caetano criou a luz.".. Ainda que não se possa negar seu talento, há pérolas como "Eles produziram a canção pop mais bonita do mundo", referindo-se aos norte-americanos (www.caetanoveloso.com.br).
    Já chegou a um ponto em que não pode ser levado (sempre) a sério.

    ResponderExcluir
  6. Concordo em gênero, nº... Mas, tipo, quem liga pro que o Caetano fala? O César Maia e ele perderam relevância há tempos.

    ResponderExcluir
  7. A mãe dele pediu desculpas pelo comentário. Ela disse, em outras palavras, que ele não deveria falar assim, ele é só um cantor.

    ResponderExcluir