terça-feira, 27 de abril de 2010

Letras miúdas

Uma coisa que me irrita nas ditas "promoções" são as cláusulas de exclusão. São aquelas letrinhas miúdas que dizem "Promoção válida entre as 23h e 23h59 nos dias primos de lua cheia" que você só vai descobrir quando chegar no balcão.

Aconteceu comigo duas vezes no Giraffas com a promoção "Surpreenda Mastercard": da primeira vez, não vi que a promoção só era válida apenas após as 14h e fui com um amigo comprar um lanche na hora do almoço. Outro dia, liguei para o serviço de entregas deles e me informaram que somente aceitavam o voucher no balcão.

Fiquei me sentindo, com o perdão da palavra, um otário. Otário por achar que a rede fazia a promoção de boa-fé, e não que era um tipo de propaganda barata para ver a marca aparecer no site da Mastercard.

Mandei um email para o SAC deles e obtive a seguinte resposta:

"Agradecemos o seu contato com o Giraffas.
Pedimos desculpas pelos trastornos, porém consta a informação no site que a promoção não é aceita para o Giraffone.
Acreditamos que os clientes do Giraffas são o maior bem que a empresa possui e buscamos constantemente formas para melhor atendê-los."

No site realmente consta que a promoção não é aceita pelo Giraffone. Consta.

Atualização em 28/5: Recebi hoje o email de resposta do Giraffas:
Flávio Armony
Agradecemos o seu contato com o Giraffas.
Pedimos desculpas pelo ocorrido. Informamos que iremos estudar as suas sugestões para nossas próximas campanhas de marketing.
Acreditamos que os clientes do Giraffas são o maior bem que a empresa possui e buscamos constantemente formas para melhor atendê-los.
Atenciosamente,
SAG-Serviço de Atendimento Giraffas

6 comentários:

  1. Eu adoro essas letras miúdas...
    Outra coisa que me irrita é promoção leve 2 pague 3. Isso mesmo... eu não escrevi errado! ;)
    As Lojas Americanas são mestras em fazer isso: uma escova de dentes R$ 5,00 embalagem com a mesmíssima escova com o dito "leve 2 pague 1" R$ 8,00, quando não R$ 10,00.
    Ontem me surpreendi na Drogaria Pacheco quando fui comprar um refil para aparelho de barbear - embalagem com 2 por R$ 7,00 embalagem com 4 R$ 18,00 - como assim?
    Se não batasse ter que procurar o preço, agora temos que andar com uma calculadora científica...rs

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Eu nunca fui nesse restaurante, mas minha filha sabe todas as promoções da semana, a musiquinha, a dança e se bobear até o endereço, pois ela não para de pedir pra ir. Então, além das letras miúdas eles são craques em publicidade infantil, que eu abomino.

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  4. Dizem que antigamente um aperto de mão selava um acordo. Contratos verbais eram aceitos no Direito. Mas o problema todo está em uma palavrinha que, tanto faz estar escrita em letras grandes ou miúdas, ou melhor, em seu conceito, esquecido: Ética. Ou, quem sabe, ganância? Cara-de-pau?
    Pior, talvez, do que as letras miúdas das promoções são as ditas cujas nos contratos e bulas de receitas. Podem ser, literalmente, mortais.

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  5. Pior que a letra miúda é o asterisco.

    Ele indica uma nota que não aparece no pé da página ou na propaganda.

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