quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A imprensa oscila para baixo

Uma coisa que eu reparo em todas as épocas de eleições é que os jornalistas não sabem o significado da palavra oscilar. Oscilar é realizar o movimento de pêndulo, ou sofrer variações em sentidos opostos.

Em todas as pesquisas, quando um candidato sobe ou desce, decreta-se: oscilou para cima; oscilou para baixo... a intenção de voto não oscila para cima ou para baixo. Quando ela oscila, move-se em ambos os sentidos com maior ou menor intensidade.

Vamos simplificar as coisas? Ganhou pontos: subiu. Perdeu pontos: desceu. Não é melhor assim?

5 comentários:

  1. isso mesmo! contribua para o esclarecimento dos "coleguinhas". beijos.

    ResponderExcluir
  2. A oscilação não é quântica, desta forma, ainda que a oscilação esteja associada ao movimento pendular, em determinado momento de observação o movimento é realizado em uma direção específica. Assim, oscilar pode ser utilizado com o modificador de direção sem problemas.
    Além disso, o uso da palavra oscilar já indica que o seu significado está mudando. As outras interpretações são mais do que cabíveis.

    ResponderExcluir
  3. Victor, isso estaria correto se o movimento seguinte esperado fosse em sentido oposto. Sobre o uso da palavra, não acho que a imprensa tenha autoridade para alterar o idioma.

    ResponderExcluir
  4. É. Escreve-se muito mal, e poucos escapam.

    ResponderExcluir
  5. Vamos repercutir as notícias, além de oscilar para um lado só?

    ResponderExcluir