sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Ana/Mia

Esta semana foi divulgada a morte da modelo Isabelle Caro por anorexia nervosa. Já há algum tempo, eu recebi um vídeo e fui pesquisar sobre distúrbios alimentares. Descobri que pessoas com anorexia e bulimia não se consideram doentes, mas acham que têm um estilo de vida. Elas apelidam seus distúrbios como Ana (anorexia) e Mia (bulimia), personificam as doenças e as consideram suas melhores amigas.


Fiz uma pesquisa na internet pelos termos para descobrir a gravidade da situação. Encontrei inúmeros blogs através dos quais suas autoras, maioria de garotas adolescentes, dividem suas experiências, contam sua trajetória, demonstram sua insatisfação com seu corpo e, muito frequentemente, ensinam técnicas para passar dias sem comer.

Utilizam termos como LF (low food), para comer o mínimo possivel e coisas muito leves, ou NF (no food), um dia 0 cal. Mostram como enganar o estômago, o cérebro, os amigos, os pais. Ensinam a "miar" (vomitar) após sucumbirem a sua compulsão (comer?), tiram dúvidas das internautas e apoiam umas as outras.

Escrevo este texto como um alerta aos pais que têm filhas (principalmente, mas homens também podem sofrer disso) com idades entre dez e vinte anos que aparentam levar uma vida normal, mas que parecem preocupadas demais com seu corpo. Não se iludam, elas sabem como enganar todos a sua volta e contam com uma rede ilimitada para apoiá-las.

4 comentários:

  1. Eu me esforcei, eu juro, não consigo me compadecer.

    Acho que descobri alguém que tem isso próximo de mim.

    Por enquanto eu vejo um perfil de uma pessoa de mente fraca e muito suscetível à modismos.

    O Darwin iria sugerir......???

    ResponderExcluir
  2. Sugestão: toda vez que alguma retardada destas deixasse de comer, deveria dar à alguém que passa fome na rua.

    ai eu lanço a campanha pró-Anorexas.

    ResponderExcluir
  3. vinicius, toda vez que uma menina normal for chamada de gorda, pense nessas 'retardadas'. melhor ainda: toda vez que uma gorda for chamada de "feia, monstro, etc." ninguém gosta de ser humilhado. e as pessoas vivem paranóicas com medo de serem classificadas assim.

    ResponderExcluir
  4. Vinicius, seja sensível, estas jovens possuem a enfermidade psiquiátrica mais letal do mundo. Responsável por 6% dos óbitos!! Se enxergam gordas! É incrível!! Como podem se enxergar como gordas? Mesmo sendo pele é osso? Mas tudo é possível para a mente humana!

    ResponderExcluir