sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Boicote ao carro zero

Hoje recebi um email bem interessante sugerindo que façamos um boicote à compra de carros zero quilômetro. O consumidor brasileiro compra mais de três milhões de carros por ano, representando uma receita de cerca de 115 bilhões de reais. Ao mesmo tempo, o Brasil tem os carros mais caros do mundo por categoria, ou seja, compra-se um Gol 1000 no Brasil pelo preço de um Honda Civic nos Estados Unidos. E por quê?

É simples: porque o consumidor brasileiro não é nada exigente em termos de automóveis e topa pagar fortunas por porcarias. Coisa de novo-rico. Quem se lembra do então ministro Ciro Gomes criticando aqueles que compravam carros com ágio em 1994? E, ao contrário do senso comum, o que torna os carros caros no Brasil não é a carga tributária, mas sim o lucro das montadoras.

E nós podemos passar um ano sem comprar carros novos? É claro que sim. Dar um prejuízo de 115 bilhões a um dos setores que mais desrespeita o consumidor (carros 1000, sem airbags, sem freio ABS, sem direção hidráulica...) não seria só uma resposta, seria chegar a um novo patamar em termos de relacionamento. Precisa trocar de carro? Procure um com um, dois anos de uso; isso não beneficia a indústria. Ou espere um ano.

Se isso fosse possível, nos primeiros meses de 2012 os carros sofreriam uma queda vertiginosa de preços. Mesmo que a adesão fosse baixa, a indústria sentiria a diferença. Mas esse é outro problema do brasileiro: a falta de consciência coletiva e a sensação de que aqueles que têm ideias são apenas Quixotes atacando moinhos de vento.

19 comentários:

  1. Eu tenho dinheiro! Eu posso comprar! Se voce é pobre, problema seu! Vou deixar de andar de carro novo para beneficiar pobres? Nunca! Pobre anda de van e busão lotado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que babaca vc, cospe no próprio bolso!

      Excluir
    2. TEM DINHEIRO MAS VAI MORRER E FEDER SEU LIXO ! CAI NA REAL IGNRANTE...PESSOA TOMA UM TIRO, UM ACIDENTE E SE DESMANCHA

      Excluir
    3. Parece que todo o seu dinheiro reflete a sua completa ignorância. Você aceita de bom grado pagar mais que o dobro do preço que um americano ou europeu paga. Isso só comprova que você é um "zé mané", que deixa de gastar parte do seu dinheiro em outras coisas por causa de preços abusivos nos veículos.

      Excluir
    4. Idiota! Tomare que você fique pobre ao ponto de andar a pé! Babaca imbecil!

      Excluir
  2. Não sei definir se o comentário acima foi de uma pessoa extremamente otária ou egoísta. Na dúvida, diria que ambos...

    ResponderExcluir
  3. Ele vai comprar um Gol em vez de um Honda. Ou um Honda em vez de um Mercedes. De qualquer maneira, perde como todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Cúmulo da burrice, se tem dinheiro compra mesmo, vai mesmo, nos outros paises tem o mesmo carro pela metade do preço, se vc nao se acha otário de pagar a gente que sabe o quanto vc paga por um carrinho achamos. vc é bem esperto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perfeito. paga o dobro babaca, depois vou comprar o seu carro pela metade do preço.

      Excluir
  5. É por causa de imbecis como o autor daquele primeiro comentário que as coisas estão desse jeito aqui no Brasil. É bem provável que seja político ou alguém beneficiado pelo dinheiro público desviado. Lamentável...

    ResponderExcluir
  6. O problemas que todos falam ...mas continua só na conversa e não parte para a ação... vamos fazer alguma coisa concreta... em relação ao primeiro comentaria ...o cara não é egoísta sim um otário.

    ResponderExcluir
  7. Brasileiros pocotós uni-vos em torno da mesma coxeira onde o congresso nacional deposita suas migalhas. E que vossos rabos continuem azeitados a ponto de se introduzir uma biela de motor 2.0 sem resistência. Com legislativo preguiçoso, quem poderá defender o povo?

    ResponderExcluir
  8. quem manda no brasil somos nos .somos nos q tita as regras somo a maioria.e a unial faz a força e nao açucar.

    ResponderExcluir
  9. o boicote vai fucionar sim.eu ja estou cansado desses q dizem ser brasileiros.concordarem com a manipulacao q sofremos cambada mane

    ResponderExcluir
  10. dizem q o brasil melhoro,mais pode melhorar mais, vamos deixar de ser otarios.quem e otario que levanta mao!

    ResponderExcluir
  11. eu estou fazendo a minha parte. tenho $ pra comprar um carro O, mas nao compro.

    acho que o quadro so vai mudar quando a maior parte da população tiver consciencia, uma boa educação, capacidade de organização e depois de satisfazer o seu gosto de consumo que para muitos é algo muito recente.

    ResponderExcluir
  12. Também tenho uma dessas carroças brasileiras, mas comprei usada. Vou tê-la pelo resto da vida se não baixarem os preços, além de fabricarem carros de qualidade.

    ResponderExcluir
  13. Vamos mudar isso!
    Assine e divulgue!
    https://secure.avaaz.org/po/petition/Preco_justo_para_os_automoveis_vendidos_no_brasil/

    ResponderExcluir