quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Hora de baixar a Selic

Não tenho conhecimentos profundos de economia, sei o básico que um jornalista deve saber e algo mais por ser alguém que se interessa. Mas algo me ocorre que esse momento pode oferecer uma boa oportunidade para o Banco Central.

Com a crise nos Estados Unidos, o crédito sumiu da praça, o que deve provocar uma retração no consumo, tendo em vista que o brasileiro normalmente só leva em conta o valor da parcela mensal, e não o total pago pelo produto. Será que não é essa uma boa hora para se diminuir drasticamente a taxa Selic? Assim, poderíamos tentar manter os níveis de consumo como antes da crise e, quando a poeira assentar, os juros poderiam subir novamente caso necessário para regular a inflação.

2 comentários:

  1. Carlos Sardenberg, d'agencia Globo, concorda. É hora do BC baixar os juros! Veja em http://colunas.g1.com.br/sardenberg/2008/10/08/banco-central-do-brasil-pode-reduzir-juros/

    ResponderExcluir
  2. bom é podermos assistir as mais variadas opiniões sobre determinado assunto; cada um demonstrando um "saber", provavelmente garimpado na mina de causas para determinado fato, acredito que todos estão certos, o que se vê aqui são fragmentos de causas que vamos juntando e montando um cenário que vai se tornando menos opaco.
    resumindo, cheguei tarde aqui!

    ResponderExcluir