segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Made in China

O Brasil possui uma das maiores indústrias têxteis do mundo. São mais de 30 mil empresas compondo a cadeia, faturamento superior a R$ 30 bilhões anuais, exportações que superam R$ 2 bilhões, mais de 1,5 milhão de empregos e quase 20% do PIB do país passa por essa cadeia produtiva.

Ainda assim, temos lojas de moda que importam suas coleções de outros países, principalmente da China. Dessa forma, pagam muito pouco por seus produtos e aumentam as margens de lucro. Já seria razão suficiente para comprar produtos nacionais o fato do dinheiro permanecer no país, mas existe muito mais.

Na China, os direitos trabalhistas são precários e, mesmo assim, raramente cumpridos. A qualidade de seus produtos, seja do tecido, seja de sua tintura (lembre-se do caso Mattel) tem pouco controle e, até onde sabemos, crianças são usadas no trabalho agrícola.

Será que não vale a pena pagarmos um pouco mais por produtos nacionais, que geram emprego e fazem circular dinheiro no Brasil? Até quando vamos ficar com essa hipocrisia de criticar o que os outros fazem e contribuir para que suas práticas se perpetuem?

É fácil descobrir quando um produto é nacional ou chinês: basta olhar a etiqueta. Já fui surpreendido por lojas conceituadas que não podiam consertar uma peça defeituosa porque as roupas "vêm prontas da China". Olhe a etiqueta antes de comprar.

4 comentários:

  1. Ué, não somos regidos pelas leis de mercado?

    ResponderExcluir
  2. É isso aí.
    Só seremos realmente grandes quando revermos os nossos próprios valores.

    Maurício

    ResponderExcluir
  3. não dá prá cOlaborar com quem faz "milagres" às custas de mão de obra ESCRAVA!

    ResponderExcluir
  4. Antes de defender mais o mercado gostaria de citar um outro documentário "a origem das coisas", ele mostra que não precisamos tanto de tudo que compramos e mostra esta lógica absurda e consumista do mundo.

    Mas independente das regras ou políticas as pessoas compram o que é mais barato, não tem jeito. Nosso câmbio é inflado e acometido pela "doença holandesa" aonde a nossa indústria (seja textil ou qualquer outra) é esmagada por indústrias estrangeiras pois entram tantos dólares aqui por causa do agronegócio e exportação de bens primários que não conseguimos desenvolver outros setores. Setores que exigem maior nível de educacional e que realmente promovem o desenvolvimento (alguem já viu um país ser desenvolvido pelo setor primário da economia? ..... Nem eu).

    Agora quanto a qualidade dos produtos chineses é apenas uma fase, fase que o Japão passou na década de 70 e a Coreia do Sul na de 90. Hoje são potências. Por exemplo, o meu celular é feito na China, com tecnologia Chinesa e é um dos únicos que funcionam com 2 chips simultâneos, é touch screen, tem TV, camera, etc etc, por 320 reais. A marca???? vai saber. Foi o modelo Coreano, primeiro se copia, depois adapta e no final melhora (Toyota e LG que o digam).

    Quanto ao trabalho escravo eu gostaria de ver as crianças trabalhando para comer do que morrendo de fome ou no tráfico de drogas, claro, invejo ainda mais a China pelas taxas de pessoas que eles tiram da pobreza a cada ano (na quantidade não vale).

    ZaiJian Wode Pengyou

    ResponderExcluir