segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Calotazo

Parece que dá muito trabalho ser um líder regional e tentar não impor sua política econômica aos países vizinhos. Alguns dizem que o Brasil pratica uma modalidade de imperialismo, mas não há aqui uma exploração descabida, como fazem os Estados Unidos com o México e outros países. Existe um movimento de integração regional com investimentos de infra-estrutura em diversos países que teriam muita dificuldade em se manter sem uma economia forte como a nossa os apoiando.

Dessa forma, o Brasil é um grande credor de seus vizinhos, que, quando precisam fazer grandes obras, muitas vezes financiam-nas com dinheiro do BNDES. Equador, Paraguai, Bolívia e Venezuela simplesmente decidiram que os contratos de endividamento foram abusivos e não querem mais pagar. Sinceramente, quero ver mais para frente, quando precisarem de crédito, para quem vão pedir. Até porque, qualquer coisa costuma ser melhor do que os juros do FMI.

O Brasil precisa endurecer o discurso, mas deve fazer de tal forma que não crie inimigos. Não queremos fazer como nossos vizinhos do Norte que derrubam governos e desviam seus recursos para seu próprio enriquecimento. Muito pelo contrário: não foi somente uma vez que impedimos golpes de estado por aqui pelo subcontinente.

4 comentários:

  1. É claro que o imperialismo é condenável. É só dar uma olhada na África, abandonada depois de sugada até o caroço. Mas negócio só é bom no ganha-ganha - ainda q este conceito só exista nos livros, deve ser buscado. O q estamos vendo é a quebra de acordos assinados à luz do direito. Imagine casar, e, de repente, só pq a cara-metade esqueceu o pão, vc rasga o contrato - e troca a fechadura da casa... eu acho q nascer do lado de baixo do Equador é carma. Só pode ser.

    ResponderExcluir
  2. Talvez exista um movimento regional de integração para o não pagamento das dívidas com o Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Chavez, Morales, Correa, Kirschner e od do Paraguay e Uruguay só chegaram e se mantiveram lá por causa do Brasil, especificamente por causa do Lula´do poder do Brasil que já impediu a derrubada do do Chavez e, agora, está impedindo a derrubada do Morales.
    É difícil lidar com vizinhos desse tipo. Eles estão dando tiros nos próprios pés. O Brasil pode cortar investimentos, mas com o cuidado para não devolver esses países aos EUA. Dizia Mao-Tsé=Tung referindo-se a Stalin e tudo o que fez contra a China:
    É necessário atravessar o umbral das aparência para se atingir a essência.
    A esquerda no poder na América Latina é muito importante para o Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Penso que o Brasil está se tornando, sim, um pais imperialista. É o capitalismo invadindo nossas entranhas.

    ResponderExcluir