domingo, 25 de janeiro de 2009

Jeitinho no trânsito

Algumas infrações já se tornaram coisa natural no trânsito do Rio de Janeiro. Em lugares específicos, bandalhas já são quase tradição, como nos retornos da Av. Atlântica no Leme, e em algumas calçadas parece até que é permitido estacionar, pois sempre se fez assim e nada foi feito para mudar isso.

Sinais de pedestre são um exemplo. São poucos os lugares em que esse tipo de sinal é respeitado. Na maioria das vezes, o motorista olha para os lados e, se der para avançar sem atropelar ninguém, ele segue em frente.

Nesse sinal, em Copacabana, o motorista não teve o menor pudor de estacionar sobre a faixa de pedestre. Afinal, era noite, não ia atrapalhar tanto, certo? Não sei qual é a fronteira em que o "jeitinho" começa a ficar perigoso, mas talvez seja hora de começarmos a pensar diferente caso desejemos mudar alguma coisa na cultura do cotidiano desse país.

6 comentários:

  1. ta tirando foto do meu carro porra? que morrer?

    ResponderExcluir
  2. Piadinha já prevista essa do anônimo. De qualquer jeito, tenho o IP mapeado no sitemeter.

    ResponderExcluir
  3. Ai, estou tão cansada, que fiquei afônica. Reclamar, afinal, pra que? Ñ adianta nada, mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Esses "jeitinhos" é que matam a gente "literalmente" e de raiva!

    Infelizmente esse é o reflexo de uma série de coisas, principalmente da falta de educação, que é geral, e do bom senso que nunca existe!

    Tudo muito lamentável!

    ResponderExcluir
  5. Sim jeitinho. Mas acho que a cultura do jeitinho , se for para ser modificada, então que se aplique ao jeitinho de fumar maconha e desrespeitar a lei, jeitnho de sonegar imposto aplicando faturas do dentista, jeitinho de resrespeitar filas, de guardar lugar para o atrasadinho... tudo isso.

    Aí sim, sairemos desta para melhor.

    ResponderExcluir
  6. ola amigo blogueiro, passei para convidar a fazer parceria, caso haja interesse, so avisar no mural do blog que adicionou o link do meu blog que farei o mesmo com seu.
    abraço.
    boa quinta-feira.

    ResponderExcluir