terça-feira, 4 de novembro de 2008

Murders and executions

Poucas vezes na economia algo chamado "fusão" realmente acontece. Na maioria dos casos, o que ocorre é a compra de uma empresa cambaleante por algum gigante do setor. Murders and executions, como diria o psicopata americano Patrick Bateman.

Como correntista do Banco Real, preocupei-me ao saber de sua aquisição pelo Grupo Santander. Recebi uma carta dizendo que nada mudaria, mas não sei até quando isso será verdade. Ontem, o Itaú comprou o Unibanco em mais uma "fusão". Já havia boatos de que o banco dos Moreira Salles andava mal das pernas e, com a crise, o negócio foi acelerado.

É certo que a compra do Unibanco acalma o mercado financeiro e a Bovespa, que já ensaiou uma alta. Mas com essas "fusões e aquisições", o oligopólio dos bancos no Brasil fica cada vez mais restrito, logo, diminuindo a concorrência. Isso significa taxas maiores e menos rentabilidade. É isso que se chama auto-regulação do mercado?

Um comentário:

  1. As "fusões" estão acontecendo no mundo inteiro. A última notícia (deu no Valor), q é uma "ressurreição": BB e CAIXA fundem-se. Ou se f...

    ResponderExcluir