domingo, 9 de novembro de 2008

Publicação automática?

Pressão nas redações, tendência política dos jornais ou pura incompetência? Não é todo dia que encontramos manchetes tão contraditórias nos jornais. A primeira página do Extra do dia 8 de novembro diz que "Reprovação volta, mas secretária não diz como melhorar o ensino". No Dia, "Aprovação automática vai continuar, mas com reforço". Ou seja, as duas informações dadas em cada um dos títulos são absolutamente antagônicas! Ou bem a reprovação volta, ou a aprovação automática vai continuar. Ao mesmo tempo, se a secretária não diz como melhorar o ensino, o que significa "com reforço"? Não é justamente melhorar o ensino?

Os jornais funcionam numa rotina tão pesada que recorrem a algo chamado "enquadramentos sistemáticos", um padrão de seleção e organização das notícias que torna o fechamento das edições e a publicação de matérias mais eficientes, porém, menos ponderados. Pelo visto, a "publicação automática" será mantida nas redações. Sobre os enquadramentos, Todd Gitlin tem uma explicação detalhada, mas quem quiser algo mais resumido pode ler o capítulo 2.2 da minha dissertação de mestrado.

Parece-me que ambos os jornais estão errados, pelo menos em parte. A reprovação volta, pelo menos em tese, já que o conceito "Insuficiente" passa a existir novamente no boletim dos alunos. Ao mesmo tempo a secretária Cláudia Costin anunciou reciclagem anual dos professores nos moldes da educação japonesa. Aliás, é uma piada comparar a educação municipal carioca com qualquer educação no Japão.

Tudo muito bonito no papel, mas gostaria de saber com que dinheiro o prefeito eleito vai contratar professores, ministrar cursos de reforço, construir as UPAs e contratar todos os médicos necessários. Quantas promessas ele vai quebrar ainda?

2 comentários:

  1. a educacao esta ,mal ek todo o pais, inclusive aqui em Manaus, mas só vai melhorar qeando for menos politicage, e mais politica educacional séria emvasada na necessidade dos educandos.

    ResponderExcluir
  2. a educacao esta ,mal ek todo o pais, inclusive aqui em Manaus, mas só vai melhorar qeando for menos politicage, e mais politica educacional séria emvasada na necessidade dos educandos.

    ResponderExcluir